Com outra atuação espetacular de Jimmy Butler, o Miami Heat derrotou os Los Angeles Lakers por 111 a 108 e evitou que a equipe de LeBron James se tornasse campeã nesta sexta-feira no jogo 5 da série final da NBA.

Quando estava 109 a 108 no placar, os Los Angeles tiveram a última posse de bola para vencer o jogo e se sagrar campeões, mas Danny Green errou um arremesso de três pontos e Markieff Morris, que pegou o rebote ofensivo, mandou o passe para fora.

Em um confronto de vida ou morte para o Miami, Butler voltou a carregar o time nas costas, descansando apenas 49 segundos ao longo do jogo e marcando um triplo-duplo espetacular com 35 pontos, 11 rebotes e 10 assistências.

Butler saiu vitorioso de um duelo antológico com LeBron James (40 pontos, 13 rebotes e 7 assistências).

“Desta vez, tivemos um pouco de sorte quand Danny Green errou” o arremesso de três, reconheceu Jimmy Butler.

“Apenas jogamos duro. Chegamos onde queríamos ir no ataque, compartilhamos a bola como sempre fazemos”, acrescentou o jogador da equipe da Flórida.

Butler “é o competidor por definição e quando chega à um jogo decisivo, é isso que acontece”, reconheceu seu treinador, Erik Spoelstra.

“Não podemos comemorar por muito tempo”, advertiu Spoelstra. “Você tem que olhar em frente e estar pronto para o próximo jogo”, acrescentou.

O Heat voltaram a jogar nesta série sem armador esloveno Goran Dragic, um dos seus melhores marcadores, que sofreu uma lesão no pé no primeiro encontro da fase final.

Nesta sexta-feira, porém, Butler contou com o apoio crucial do armador Duncan Robinson, com 26 pontos e 7 triplos, e do estreante Tyler Herro com outros 12 pontos.

Para os Lakers, Anthony Davis deu um grande susto aos 48,4 segundos para o final do primeiro quarto quando, depois de saltar para um rebote, caiu no chão machucando o pé direito. O pivô mancou até o banco, mas com três minutos disputados no segundo quarto ele conseguiu voltar à quadra sem sequelas aparentes e terminou a partida com 28 pontos e 12 rebotes.

“É uma derrota difícil, estivemos perto”, reconheceu o técnico do Lakers, Frank Vogel. “Mas vamos nos recuperar com certeza.”

Os Los Angeles Lakers, que lideram a série por 3 a 2, terão outra chance de chegar ao título da liga no jogo 6 no domingo, no complexo esportivo da Disney World, em Orlando Flórida.

– Ficha técnica da quinta partida da série final da NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat:

Miami 111- Lakers 108

Miami: Tyler Herro (12 pontos), Duncan Robinson (26), Jimmy Butler (35), Jae Crowder (11), Bam Adebayo (13) -equipe inicial- Kendrick Nunn (14) e Andre Iguodala (0)

Lakers: LeBron James (40 pontos), Danny Green (8), Kentavious Caldwell-Pope (16), Anthony Davis (28), Dwight Howard (2) -equipo inicial- Markieff Morris (0), Kyle Kuzma (7), Rajon Rondo (4) e Alex Caruso (3)

Parciais: 25-24, 35-32, 28-26 e 23-26

– Calendário dos jogos das finais:

Quarta-feira, 30 de setembro: Los Angeles Lakers 111 – 98 Miami Heat

Sexta-feira, 2 de outubro: Los Angeles Lakers 124 – 114 Miami Heat

Domingo, 4 de outubro: Miami Heat 115 – 104 Los Angeles Lakers

Terça-feira, 6 de outubro: Miami Heat 96 – 102 Los Angeles Lakers

Sexta-feira, 9 de outubro: Los Angeles Lakers 108 – 111 Miami Heat

Domingo, 11 de outubro: Miami Heat x Los Angeles Lakers

Terça-feira, 13 de outubro: Los Angeles Lakers x Miami Heat (se necessário)

gbv/cl/lca