Harry quer visitar Charles III ‘mais vezes’ em 2026, diz mídia

LONDRES, 15 SET (ANSA) – O príncipe Harry afirmou à imprensa que pretende visitar o Reino Unido no ano que vem com mais frequência, tendo como foco seu pai, rei Charles III. A declaração foi dada ao The Guardian, após o primeiro encontro entre eles em mais de um ano na semana passada, e publicada nesta segunda-feira (15), quando o filho “rebelde” celebra 41 anos de idade.   

O duque de Sussex, que rompeu relações com a família real britânica em 2020 e se transferiu para os Estados Unidos, terra natal de sua esposa, a ex-atriz Meghan Markle, comentou sobre as revelações publicadas em sua autobiografia, “Spare”, lançada há dois anos, e como isso abalou ainda mais o seu relacionamento com a casa Windsor.   

“Minha consciência está tranquila”, afirmou Harry ao jornal enquanto estava na Ucrânia, para onde viajou a fim de apoiar militares feridos na guerra com a Rússia. Ele acredita “não ter lavado roupa suja em público” ao ter trazido detalhes de seu convívio com o soberano e seu irmão mais velho, William.   

O príncipe também disse que pretende ir a Londres mais vezes em 2026 a fim de ver Charles III, que aos 76 anos, enfrenta um câncer, descoberto em fevereiro de 2024, quando se viram pela última vez.   

Mas na segunda-feira (8) passada, o caçula do soberano e de Diana esteve em sua terra natal para participar de um evento beneficente e quebrou o jejum de quase 20 meses sem estar com seu pai.   

Durante sua visita surpresa à Ucrânia na sequência da agenda no Reino Unido, Harry, que completa 41 anos hoje, foi caracterizado pelo Guardian, “um jornal crítico da monarquia”, como alguém “engraçado”, “complexo e conflituoso”, além de “informal” fora das lentes, que “viaja de meias sem sapatos” nas muitas horas de trem até Kiev.   

“Ele [Harry] não gosta de posar para fotos encenadas e não gosta de andar de bicicleta (‘Tenho uma bunda ossuda’)”, conta o Guardian, segundo o qual o príncipe também luta “boxa para aliviar suas tensões”. (ANSA).