LONDRES, 6 OUT (ANSA) – Uma mulher que é conhecida por perseguir o príncipe Harry se aproximou do filho do rei Charles III em duas ocasiões durante sua recente visita ao Reino Unido, informou a equipe de segurança nesta segunda-feira (6).
Segundo o jornal “Telegraph”, as abordagens ocorreram enquanto o príncipe participava do “WellChild Awards” anual em Londres, em 8 de setembro, evento com a instituição de caridade para crianças doentes que ele patrocina, e dois dias depois na capital britânica durante uma visita ao Imperial College, de acordo com fontes da equipe de segurança.
A cidadã, cuja identidade não foi revelada, era conhecida da equipe de Harry porque estava em uma lista de indivíduos obcecados elaborada por uma empresa privada de inteligência para sua equipe de proteção pessoal.
Acredita-se que a mulher tenha seguido Harry e sua esposa, Meghan Markle, em diversas ocasiões, inclusive durante uma visita à Nigéria no ano passado.
“Esses incidentes não são incomuns para membros da família real”, disse uma fonte de segurança do príncipe, acrescentando que “a diferença, no entanto, é que não havia presença policial nem proteção próxima ? a intervenção coube a dois funcionários de seu escritório particular”.
“Desta vez, eles tiveram sorte, reconhecendo o indivíduo obcecado. Confiar na sorte não é uma solução duradoura”, reforçou.
O caso reacendeu o debate sobre a revogação do direito automático à segurança pública durante as visitas do príncipe à sua terra natal. Em maio passado, Harry perdeu uma batalha judicial de alto nível com o governo britânico sobre uma decisão de retirá-lo da proteção policial automática enquanto estivesse no Reino Unido.
A decisão foi tomada após sua “separação” da família real britânica e sua mudança para os Estados Unidos. (ANSA).