Harris chama tentativa de reeleição de Biden de ‘imprudente’

WASHINGTON, 10 SET (ANSA) – A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris fez uma dura crítica ao ex-mandatário Joe Biden, chamando a decisão do democrata de tentar um segundo mandato de “imprudência”..   

A declaração foi dada por ela em um trecho de seu próximo livro de memórias, “107 Days” (“107 Dias”, em português), publicado pela The Atlantic nesta quarta-feira (10).   

“‘A decisão é do Joe e da Jill’. Todos nós dissemos isso, como um mantra, como se tivéssemos sido hipnotizados”, escreve Harris na obra. “Foi gentileza ou imprudência? Olhando para trás, acho que foi imprudência.” Em outra parte do livro, Harris também descreve momentos em que se sentiu marginalizada ou teve seu trabalho negado pela equipe de Biden, destacando que estava na “pior posição” para dizer a ele para não concorrer à presidência novamente.   

“Os riscos eram simplesmente muito altos. Esta não foi uma escolha que deveria ter sido deixada ao ego de um indivíduo, à ambição de um indivíduo. Deveria ter sido mais do que apenas uma decisão pessoal”, afirmou.   

A ex-vice-presidente nega que tenha havido uma conspiração para esconder a condição de Biden, mas explica que estava claro que havia problemas.   

“Aos 81 anos, Joe estava cansado. Foi quando sua idade se manifestou em tropeços físicos e verbais”, ressaltou, atacando a equipe da Casa Branca, que, segundo ela, não a apoiou quando era vice-presidente.   

Para Harris, a equipe de Biden não queria que ela ofuscasse seu chefe. “Quando as histórias eram injustas ou imprecisas, o círculo íntimo do presidente parecia aceitá-las. Na verdade, parecia que eles queriam que eu fosse mais difícil”, escreveu.   

Por fim, a ex-número dois do governo norte-americano recordou que os republicanos “deturparam meu papel como ‘czar da fronteira'” ? uma descrição que a perseguiu durante sua campanha presidencial, à medida que o número de travessias ilegais de fronteira aumentava.   

“Ninguém na equipe de [comunicações] da Casa Branca me ajudou a responder de forma eficaz e a explicar o que eu realmente tinha sido incumbida de fazer, nem a destacar qualquer progresso que eu tivesse alcançado”, conclui o trecho de 3 mil palavras do livro, cujo título faz referência à duração de sua campanha presidencial fracassada. (ANSA).