Hariany Almeida publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, nesta terça-feira, 23, mordendo uma amora e passando no rosto como se fosse batom e blush. Após espalhar o líquido, a ex-participante do BBB 19 e de A Fazenda 11 ficou com a face corada, com um aspecto de maquiagem natural.

A Istoé Gente ouviu duas médicas especialistas em cuidados da pele para saber se a prática é recomendável. Embora não seja proibido aplicar frutas no rosto, alguns cuidados precisam ser levados em consideração antes de usá-las.

“Cada pessoa pode reagir de forma diferente ao uso da amora, e alguns indivíduos podem apresentar alergia, dermatites de contato, causando vermelhidão”, explica a *Dra. Nicolly Carla Machado Santos.

“A fruta tem moléculas e partículas de tamanhos diferentes das [encontradas em] cosméticos. Isso as torna incompatíveis com uma boa absorção pela derme. Mesmo o uso não sendo contraindicado, é importante ressaltar que o uso de cosméticos traz melhores resultados”. 

Hariany Almeida usa amora como maquiagem; especialistas fazem alerta para perigos
Reprodução/Instagram

*Dra. Flavia Rosalba Rodrigues, dermatologista do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em São Paulo, ressaltou que a prática não é uma novidade para alguns povos, “como os indígenas, que usam frutas e vegetais para pintura da pele. Porém, não é o recomendado na hora de se maquiar no dia a dia”.
A médica, inclusive, alertou sobre o perigo de utilizar frutas dessa forma e ter contato com a luz do sol – não é apenas o limão que causa danos graves à pele.

“Corre-se o risco de desenvolver manchas e até mesmo queimaduras. Por isso, deve ser evitada”.

*Dra. Nicolly Carla Machado Santos, médica pós-graduada em dermatologia clínica, estética e cirúrgica. CRM MG: 83164
*Dra. Flavia Rosalba Rodrigues, dermatologista do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em São Paulo. CRM SP 130064