O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou a “pole position” do GP da Bélgica, neste sábado (29), em Spa-Francorchamps, e a dedicou ao ator americano Chadwick Boseman, o “Pantera Negra”, falecido de câncer.

Esta é a quinta “pole” de Hamilton em sete corridas em 2020.

No treino de classificação, Hamilton superou seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, e dois pilotos que já foram seus colegas de escuderia: o holandês Max Verstappen (Red Bull) e o australiano Daniel Ricciardo (Renault).

Um ano após ter conquistado as duas primeiras colocações do grid no mesmo circuito e depois da vitória na corrida das mãos de Charles Leclerc, o cenário é radicalmente diferente para a Ferrari, que está tendo uma temporada decepcionante. O monegasco marcou o 13º melhor tempo, e seu parceiro alemão Sebastian Vettel, o 14º.

Na terceira linha, ficam o tailandês Alexander Albon (Red Bull) e o francês Esteban Ocon (Renault); e, em quarto, o espanhol Carlos Sainz Jr (McLaren) e o mexicano Sergio Pérez (Racing Point).

“É uma pole especial para mim”, afirmou Hamilton, o primeiro piloto negro da história da F1.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Quando acordei, soube da triste notícia da morte de Chadwick. 2020 já era difícil por si só, e essa notícia me abalou. Não foi fácil me encontrar de novo, mas eu sabia que tinha que ir para a pista e pilotar com perfeição”, contou.

Protagonista do filme “Pantera Negra” de 2018, Boseman, de 43 anos, tornou-se o primeiro ator a interpretar um super-herói negro.

pel/iga/gh/tt


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias