GAZA, 7 JAN (ANSA) – O grupo fundamentalista islâmico Hamas informou nesta quarta-feira (7) que retomou as buscas pelos restos mortais do último refém israelense na Faixa de Gaza, após uma pausa de duas semanas provocada pelo mau tempo.
O governo de Israel havia declarado anteriormente que aguardava a devolução do corpo de Ran Gvili antes de iniciar as negociações sobre a segunda fase do frágil acordo de cessar-fogo com o Hamas, em vigor desde outubro.
Um representante do Hamas afirmou que o braço armado do movimento, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, acompanhadas por equipes da Cruz Vermelha, retomaram as buscas no bairro de Zeitun, localizado no sudeste da Cidade de Gaza.
“As buscas foram retomadas e esperamos recuperar o corpo para encerrar a questão da troca”, disse o integrante do Hamas, ao instar Israel a concluir a primeira fase do acordo e a reabrir a passagem de fronteira de Rafah.
O Fórum das Famílias de Reféns e Pessoas Desaparecidas celebrou a decisão do Hamas de retomar as buscas pelos restos mortais de Gvili, “após um período angustiante de quase um mês”.
“Depois de um mês difícil, marcado pela incerteza e pela impotência, estamos profundamente aliviados com o retorno das equipes de busca”, afirmaram Itzik e Tal Gvili, pais de Ran.
(ANSA).