Hamas restitui corpo de mais um refém para Israel

TEL AVIV, 9 NOV (ANSA) – O Hamas restituiu neste domingo (9) o corpo de mais um refém morto que estava sob seu poder na Faixa de Gaza, elevando para 24, de um total de 28, o total de cadáveres devolvidos no âmbito do cessar-fogo com Israel, iniciado em 10 de outubro.   

O gabinete do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que as Forças de Defesa do país (IDF) receberam o corpo por meio da Cruz Vermelha no enclave palestino.   

Os restos mortais serão encaminhados para o Centro Nacional de Medicina Legal de Tel Aviv para identificação, mas, segundo fontes do Hamas, trata-se do soldado Hadar Goldin, morto em combate na Faixa de Gaza em 2014.   

O corpo foi encontrado pelo grupo islamita no último sábado (8), em Rafah, cidade no sul do enclave que está dentro da “linha amarela” ocupada militarmente pelo Exército israelense.   

De acordo com a imprensa local, o governo dos Estados Unidos teria assegurado passagem segura para 150 combatentes do Hamas bloqueados nos túneis sob Rafah caso os restos mortais de Goldin fossem restituídos, informação não confirmada por nenhuma das partes.   

Goldin, 23 anos, foi morto em combate em uma missão para destruir um túnel em Gaza e teve seu corpo capturado pelo grupo islamita em 1º de agosto de 2014, durante um cessar-fogo de 72 horas em vigor desde o dia anterior.   

Quatro corpos de reféns sequestrados nos atentados terroristas de 7 de outubro de 2023 permanecem no enclave palestino, sendo três de cidadãos israelenses e outro de um tailandês. O Hamas, no entanto, disse que serão necessários equipamentos técnicos e mais equipes de busca para encontrar os restos mortais remanescentes. (ANSA).