Hamas provavelmente apresentará resposta à proposta de trégua de Israel em 48 horas

O Hamas provavelmente apresentará uma resposta no prazo de “48 horas” à proposta israelense de cessar-fogo na Faixa de Gaza, afirmou nesta terça-feira (15) à AFP um dirigente do movimento islamista palestino.

Após quase dois meses de trégua, o Exército israelense retomou a ofensiva no território palestino em meados de março, embora os contatos organizados por mediadores prossigam para tentar conter novamente as hostilidades.

Na segunda-feira, o Hamas anunciou que havia recebido por meio do Egito uma proposta israelense para uma trégua temporária no território.

“O Hamas muito provavelmente enviará sua resposta aos mediadores dentro de 48 horas, porque o movimento está fazendo consultas profundas”, afirmou a fonte, que pediu anonimato.

Outra fonte dentro do movimento explicou à AFP que Israel exige o retorno de 10 reféns vivos em troca de uma trégua de “pelo menos 45 dias”, a libertação de 1.231 prisioneiros palestinos e uma autorização para a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Segundo esta fonte, a proposta israelense também menciona um “fim permanente da guerra” condicionado ao desarmamento do Hamas, “uma linha vermelha (…) não negociável” para o movimento.

Israel não se pronunciou sobre o conteúdo da proposta, que foi transmitida no domingo, mesmo dia da visita de uma delegação do Hamas ao Cairo.

A guerra em Gaza começou em 7 de outubro de 2023 com o ataque sem precedentes do Hamas e seus aliados contra o sul de Israel, o que levou a uma vasta ofensiva das forças militares israelenses contra o território palestino.

az-phy/crb/sg/dbh/zm/fp/jc