ROMA, 20 OUT (ANSA) – As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão se preparando para receber na noite desta segunda-feira (20), às 20h (horário local), o corpo de mais um refém.
Ontem (19), o Hamas já havia afirmado ter encontrado o cadáver de um refém e declarou que o entregaria a Israel “caso as condições no terreno fossem adequadas”.
Até o momento, os restos mortais de 12 dos 28 reféns que morreram na Faixa de Gaza foram devolvidos às autoridades israelenses, lideradas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
A nova entrega ocorrerá em meio a um impasse relacionado aos atrasos na devolução dos corpos ? um dos fatores que ameaçam o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O grupo islâmico afirmou continuar comprometido com a trégua, mas alegou enfrentar dificuldades técnicas e a falta de equipamentos pesados para localizar corpos soterrados sob os escombros.
Israel, por sua vez, acusa o Hamas de saber exatamente onde estão os corpos e advertiu que o tempo do grupo está se esgotando.
Além disso, as duas partes voltaram a trocar acusações de violações do cessar-fogo, após novos ataques registrados no último fim de semana.
Paralelamente, o Egito sediará conversas no Cairo com Khalil Al-Hayya, líder do Hamas exilado, para discutir os próximos passos na implementação do acordo, segundo informou o grupo em comunicado.
De acordo com uma autoridade palestina citada pelo jornal The Guardian, a delegação do Hamas deve discutir propostas para a criação de um órgão técnico que administre Gaza sem a participação direta do grupo. (ANSA).