Hamas anuncia que libertará 4 militares israelenses

TEL AVIV, 24 JAN (ANSA) – O Hamas anunciou nesta sexta-feira (24) que vai libertar mais quatro reféns israelenses no fim de semana, no âmbito do acordo de cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza desde 19 de janeiro.   

Segundo o grupo fundamentalista, trata-se de quatro militares raptadas nos atentados de 7 de outubro de 2023 e que devem ser soltas neste sábado (25), em troca de um número ainda incerto de prisioneiros palestinos.   

Os nomes delas ainda não foram divulgados publicamente, mas Israel confirmou ter recebido a lista através de mediadores.   

“Como parte do acordo de troca de prisioneiros, as Brigadas al-Qassam decidiram libertar amanhã [25] quatro mulheres soldados”, declarou Abu Obeida, porta-voz do braço armado do Hamas, no Telegram.   

Essa será a segunda troca de reféns e detentos entre Israel e o grupo islâmico desde o início da trégua. Na primeira, no domingo passado (19), três cidadãs israelenses e 90 mulheres e adolescentes palestinos recuperaram a liberdade.   

Ao todo, 91 reféns ainda estão em Gaza, porém o Exército de Israel acredita que um terço já morreu. A fase inicial do cessar-fogo deve durar 42 dias e prevê a troca de um total de 33 israelenses por centenas de prisioneiros palestinos. (ANSA).