Hamas anuncia que entregará mais 2 corpos de reféns a Israel

CIDADE DE GAZA, 21 OUT (ANSA) – O Hamas anunciou nesta terça-feira (21) que irá entregar nesta noite, às 21h (horário local), os corpos de mais dois reféns que estavam em seu poder e foram exumados.   

A informação foi divulgada pelas Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do grupo, por meio de um comunicado, mas não traz detalhes sobre a identidade das vítimas nem as circunstâncias da entrega.   

Até o momento, o Hamas já restituiu 13 dos 28 reféns mortos que se comprometeu a entregar a Israel como parte do cessar-fogo que entrou em vigor em 10 de outubro.   

Ontem, inclusive, o governo de Benjamin Netanyahu divulgou que identificou o corpo de mais um refém morto que foi entregue: Tal Haimi, de 42 anos, que foi sequestrado e morto nos ataques em 7 de outubro de 2023.   

A vítima era residente de Kibutz Nir Yitzhak, na fronteira com Gaza, e fazia parte da equipe de resposta a emergências do Exército israelense. Ele tinha quatro filhos, incluindo um nascido após o ataque.   

Paralelamente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou em sua rede social que muitos aliados do seu país no Oriente Médio disseram estar prontos, a seu pedido, para entrar na Faixa de Gaza para “endireitar” o Hamas se este continuar a agir de forma errada e violar o acordo de paz.   

No entanto, o republicano garantiu ter impedido essas ações – inclusive de Israel – porque “ainda há esperança de que o Hamas faça o que é certo”: “Se não o fizerem, o fim do Hamas será rápido, furioso e brutal”, ameaçou ele, sem detalhar quais países específicos teriam dado esse sinal de prontidão. (ANSA).