Hamas acusa EUA de descumprir suas posições na negociação de trégua em Gaza

Um homem deitado sobre objetos recuperados observa palestinos inspecionarem barracas de um campo de deslocados que foram destruídas por bombardeios israelenses, perto de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 11 de julho de 2025 - AFP

Um alto dirigente do Hamas acusou, nesta sexta-feira (25), o emissário americano Steve Witkoff de distorcer a realidade depois que o diplomata declarou o fracasso das negociações indiretas com Israel para uma trégua em Gaza e responsabilizou o movimento islamista palestino.

+ Por que a população de Gaza não está recebendo a ajuda de que tanto precisa?

“As declarações negativas do enviado americano Witkoff contradizem completamente o contexto em que se desenvolveu o último ciclo de negociações, e ele sabe disso perfeitamente. Estão alinhadas a uma lógica de apoio à posição israelense”, declarou à AFP Basem Naim, um importante membro do comitê político do Hamas.

Witkoff anunciou na quinta-feira o retorno de seus negociadores e criticou a “postura egoísta” do Hamas; já o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que o movimento palestino “não quer alcançar um acordo”.