TEL AVIV, 8 NOV (ANSA) – O grupo fundamentalista islâmico Hamas encontrou neste sábado (8) o corpo de um soldado israelense morto na guerra na Faixa de Gaza em 2014.
Uma fonte das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, braço militar do movimento, disse à emissora árabe Al Jazeera que achou os restos mortais de Hadar Goldin em Rafah, no sul do enclave.
O soldado de 23 anos foi morto em combate durante uma missão para destruir um túnel do Hamas e teve seu corpo capturado pelo grupo islamita em 1º de agosto de 2014, durante um cessar-fogo de 72 horas em vigor desde o dia anterior.
Segundo o jornal israelense Haaretz, que cita uma fonte informada, o governo dos Estados Unidos teria assegurado passagem segura para 150 combatentes do Hamas bloqueados nos túneis sob Rafah, cidade ainda ocupada militarmente por Israel, caso os restos mortais de Goldin sejam restituídos.
Até o momento, o grupo já devolveu os corpos de 23 dos 28 mortos que estavam sob seu poder no início do atual cessar-fogo com Israel, em 10 de outubro. Cinco permanecem na Faixa de Gaza, incluindo o de Goldin ? os outros quatro são de três israelenses e um tailandês raptados nos atentados de 7 de outubro de 2023.
Em troca, Israel restituiu os corpos de cerca de 300 palestinos. (ANSA).