Meio século depois de sua estreia na Copa do Mundo, o Haiti retorna ao torneio mais importante do futebol após garantir sua vaga para o Mundial da América do Norte de 2026 nesta terça-feira (18), com uma vitória por 2 a 0 sobre a Nicarágua, pela sexta e última rodada da fase final das Eliminatórias da Concacaf. A seleção caribenha, comandada pelo francês Sébastien Migné, triunfou em Willemstad, capital de Curaçao, com gols de Louicius Deedson aos 9 minutos e Ruben Providence nos acréscimos do primeiro tempo (45+1′).
O Haiti terminou em primeiro lugar no Grupo C, com 11 pontos. A classificação dos haitianos para a Copa do Mundo de 2026 é histórica, já que eles retornam ao torneio após sua estreia em 1974, na Alemanha Ocidental. O Haiti conquistou a vaga ao liderar o Grupo C na fase final, à frente de Honduras (9 pontos) e Costa Rica (7 pontos), duas seleções com experiência em Copas do Mundo e estruturas de futebol mais consolidadas.
Em San José, Costa Rica e Honduras empataram em 0 a 0, mas os pontos acumulados no grupo não foram suficientes para que nenhuma das duas seleções se classificasse para a repescagem intercontinental entre as melhores segundas colocadas desta fase final. Jamaica e Suriname ficaram com essas duas vagas e vão tentar a classificação em março.