uw (ANSA) – BRASÍLIA, 06 AGO – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (6) que terá uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na próxima semana.
O encontro remoto ocorrerá em meio ao agravamento das tensões comerciais entre os dois países, após o aumento das tarifas sobre produtos brasileiros para 50%, em vigor a partir desta quarta.
“Tenho uma reunião marcada na semana que vem, agora com data e hora, com o secretário Scott Bessent. Vai ser na quarta-feira, já recebemos um e-mail oficializando o interesse. A depender da qualidade da conversa, pode se desdobrar em uma reunião de trabalho presencial, já com os ânimos orientados no sentido de um entendimento entre os dois países”, afirmou Haddad a jornalistas no Ministério da Fazenda, em Brasília.
A reunião faz parte dos esforços do governo Lula para tentar reverter ou mitigar os efeitos do tarifaço, que já afeta diversos setores da economia.
Paralelamente, os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços também articulam novas estratégias para diversificar mercados e fortalecer o Mercosul frente à ofensiva protecionista de Washington. Na semana passada, o chanceler Mauro Vieira conversou sobre o tema com seu colega americano, Marco Rubio, nos EUA. (ANSA).