Haddad admite possível telefonema entre Lula e Trump

(ANSA) – BRASÍLIA, 29 LUG – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29) que há possibilidade de avanço nas conversas com os Estados Unidos para suspender a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mas ressaltou que o governo Lula não deve ceder a pressões nem negociar em posição de inferioridade.   

“O Brasil nunca deixou de buscar o entendimento, mas é preciso que as conversas ocorram com equilíbrio e respeito mútuo. Não estamos dispostos a negociar de forma apressada ou submissa”, afirmou, ao comentar os esforços do seu governo para tentar reverter as tarifas anunciadas por Donald Trump.   

Haddad também não descartou a possibilidade de uma ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, apesar das divergências entre os dois líderes.   

Segundo ele, para que essa comunicação ocorra, é necessário que sejam acordadas previamente as regras entre os diplomatas de ambos os governos. “Tem de haver uma preparação antes, para que seja uma coisa respeitosa, para que os dois povos se sintam respeitados à mesa de negociação”, apontou.   

Ele lembrou, ainda, que o vice-presidente Geraldo Alckmin teve na segunda-feira (28) a “terceira e mais longa” conversa com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. (ANSA).