Hackers invadem site Ministério da Saúde e aplicativo ConecteSUS

SÃO PAULO, 10 DEZ (ANSA) – O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10) A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra a Covid-19.

Também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid. Esse sistema ainda está fora do ar. Outra plataforma afetada é a do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A autoria do ataque cibernético foi assumida pelo “Lapsus$ Group”, que disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos hackers nas páginas do ministério.

“O Ministério da Saúde informa que, na madrugada desta sexta-feira (10), sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento”, diz a pasta em nota.

O ministério acrescentou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados para ajudar nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil (ANSA).