4 hábitos alimentares que podem reduzir o colesterol

Freepik
Foto: Freepik

O colesterol alto é um problema de saúde alarmante que requer mudanças no estilo de vida para ser amenizado. E manter uma alimentação mais saudável, evitando alimentos potencialmente danosos à saúde, é uma ótima maneira de se começar a jornada para reduzir o colesterol.

+ Colesterol alto: o que é, causas e consequências

+ 8 ideias de lanches saudáveis e saborosos para não fugir da dieta

É importante notar, entretanto, que isso não significa que quem sofre com o colesterol alto deve passar fome. Pelo contrário: deve-se comer o suficiente para evitar picos de fome que podem levar às más escolhas alimentares. Nesse sentido, atentar-se aos lanches entre as refeições pode ser um bom ponto de partida. Saiba como melhorá-los com informações do “Eat This, Not That!”. 

4 hábitos alimentares que podem reduzir o colesterol

1. Coma abacate entre as refeições

torrada com abacate, reduzir o colesterol
Unsplash

“O abacate é uma fruta que contém gorduras monoinsaturadas que ajudam a diminuir o colesterol LDL — ou ‘colesterol ruim‘”, explica a nutricionista Kimberly Snodgrass. 

A sugestão da especialista é comer o abacate com pão integral. Segundo ela, as fibras solúveis presentes no segundo podem “unir” o colesterol no intestino e removê-lo do corpo.

2. Use canela e azeite de oliva no mingau de aveia

mingau de aveia, reduzir o colesterol
Unsplash

Kimberly destaca que, assim como o pão integral, a aveia contém fibras solúveis, e comer uma xícara do grão cozido diariamente pode reduzir o colesterol em até 8%. Por isso, o mingau de aveia pode ser uma boa opção de lanche entre refeições.

Apesar de contraintuitivo, adicionar azeite de oliva ao preparo pode ser útil. Segundo a nutricionista, o ingrediente “pode melhorar o perfil lipídico diminuindo o LDL e aumentando o HDL (colesterol bom)”. Da mesma forma, a canela pode reduzir o LDL e o colesterol total em pessoas com diabetes tipo 2.

3. Prepare um suco verde

suco verde
Unsplash

Um suco verde com vegetais, frutas vermelhas e sementes de chia e linhaça pode ser a salvação das suas tardes faminta. Os vegetais e frutas contêm fibras solúveis e podem conter antioxidantes que protegem contra a ação do LDL no organismo.

+ Como as frutas vermelhas podem beneficiar sua saúde e favorecer seu emagrecimento

Além disso, as fibras das sementes de chia e linhaça diminuem a quantidade de LDL absorvido pela corrente sanguínea. Além de ser deliciosa, a combinação pode te manter saciada.

4. Faça um ‘salgadinho’ saudável

lanches saudáveis - homus
Unsplash

A dica de Kimberly é evitar os salgadinhos ultraprocessados e fritos e apostar nos palitos de cenoura com húmus, a famosa pasta da culinária árabe. As cenouras e o grão-de-bico (ingrediente principal do húmus) são repletos de fibras solúveis e podem ser deliciosos. Você também pode usar vegetais como pepino, aipo ou brócolis.