Em sua primeira temporada com as cores do Manchester City, o atacante Erling Haaland, de 22 anos, segue fazendo história. Nesta quinta-feira (12), o ‘cometa’ foi eleito o craque da temporada na Inglaterra pela associação de jornalistas do país. Na disputa pela honraria, o norueguês superou Bukayo Saka, do Arsenal, e Martin Ødegaard, também da equipe londrina.
Na corrida pelo prêmio, o atacante recebeu 82% dos votos – a maior porcentagem na história da Associação dos Cronistas de Futebol desde o início da Premier League, em 1992. O troféu será entregue ao jogador no dia 25 de maio, em um hotel de Londres, quando será realizado o 75º tradicional jantar da premiação.
“Ganhar o Prêmio dos Escritores de Futebol em minha primeira temporada no futebol inglês é uma honra”, declarou Haaland, ao site oficial do Manchester City. “Eu tento todos os dias ser o melhor que posso, e ser reconhecido assim significa muito para mim”, acrescentou.
Em sua declaração sobre a premiação, Haaland também agradeceu aos companheiros de equipe, além de exaltar o treinador do time, Pep Guardiola.
“Adorei meu tempo no City até agora – meus companheiros de equipe são incríveis e eles me dão chances de marcar gols. Quero agradecer a todos eles, porque sem eles não teria ganhado este prêmio. Também devo muito a Pep e ao time [funcionários locais] por trás do time aqui no City. Todos têm sido tão bons comigo desde que entrei e nunca trabalhei com profissionais tão importantes”, disse.
Haaland, que chegou ao Manchester City há menos de um ano, vem fazendo história e quebrando recordes no futebol inglês. Em 47 partidas disputadas com o time na temporada, o norueguês marcou 51 gols, além de ter dado oito assistências.
Os números do ‘Cometa Haaland’ são ainda mais impressionantes quando o recorte é feito no Campeonato Inglês. Depois de 32 jogos disputados na Premier League, o atacante soma 35 gols marcados. Os números reunidos pelo jogador também fizeram com que o norueguês quebrasse o recorde de gols em uma só edição da liga inglesa, superando Alan Shearer (Blackburn) e Andy Cole (Newcastle), que haviam balançado as redes adversárias em 34 oportunidades.
“Obrigado a todos que votaram em mim. É uma verdadeira honra ter ganho este prêmio. Agora estou focado em garantir que termine a temporada o mais forte possível e em ajudar o City a ganhar troféus”, completou.
Além de Haaland, somente outros três jogadores conquistaram a honraria em sua primeira temporada jogando na Inglaterra, sendo eles Ruben Dias (2021), Gianfranco Zola (1997) e Jurgen Klinsmann (1995).