Esportes

Guybson Sá espera melhora no cenário do Jiu-Jitsu em 2021 e projeta planos para a temporada: ‘Ser campeão mundial e primeiro no ranking’

Nome de destaque no Jiu-Jitsu, Guybson Sá espera que o esporte consiga se reerguer em 2021 e espera ser campeão mundial e assumir a primeira posição no ranking Master 1

Guybson Sá espera melhora no cenário do Jiu-Jitsu em 2021 e projeta planos para a temporada: ‘Ser campeão mundial e primeiro no ranking’

Atleta conhecido pelos resultados expressivos que contabilizou ao longo de sua trajetória no Jiu-Jitsu, Guybson Sá, que mora nos EUA há mais de dez anos, foi impactado – assim como inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo – pela pandemia da Covid-19. Apesar disso, o faixa-preta manteve o foco na sua carreira e, mesmo com grande parte das competições da arte suave sendo canceladas em 2020, seguiu ativo e acumulou bons resultados. Prova disso é que o cearense fechou o ano em quinto lugar no ranking da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) no Master 1.

Campeão Pan-Americano sem quimono e vice-campeão mundial de quimono, Guybson fez um balanço do ano de 2020 e celebrou os bons resultados obtidos na temporada, mesmo com o fechamento de academias e o cancelamento de diversos campeonatos de Jiu-Jitsu, como conta a seguir.

– Diante de todas as dificuldades e imprevistos que apareceram, posso dizer que foi um excelente ano para mim. Durante o lockdown, várias competições foram canceladas e até nosso centro de treinamento teve que fechar por algumas semanas. Na verdade, isso me tirou um pouco do ritmo, pois estar competindo e treinando constantemente nesse nível é importantíssimo. Mesmo assim, continuei fazendo o que poderia fazer em relação a treinar e se preparar com um grupo menor de treino. Acabei conseguindo resultados importantes diante disso tudo. Fui campeão Pan-Americano No-Gi (sem quimono), vice-campeão mundial de quimono e fiquei em quinto lugar no ranking mundial entre mais de 1800 faixas-preta – destacou o faixa-preta, que também analisou o momento do esporte em meio à pandemia, passando sua visão do cenário nos Estados Unidos.

– Está sendo muito difícil, tanto para donos de eventos quanto para os donos de academias. Dependendo do Estado, as restrições variam muito. Já vi vários amigos perderem centenas de alunos. Alguns já fecharam (as academias) e outros que não tem previsão de volta já estão preocupados. Acho que a recuperação virá e todos nós voltaremos às nossas vidas normalmente para fazermos o que nós amamos, que é treinar e lutar. Temos que aproveitar esse período para nos fortalecer o máximo possível, na cabeça, corpo e espírito, para enfrentar essa pandemia, e quando tudo voltar ao normal, já estaremos prontos para batalhar novamente -.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

O ano de 2021 já está a pleno vapor e Guybson Sá tem planos ousados. Sem pestanejar, o experiente faixa-preta afirmou que pretende ser campeão mundial em sua categoria e, consequentemente, disse que espera chegar à liderança do Master 1 no ranking da IBJJF.

– Em 2021, quero ser campeão mundial e me classificar melhor no ranking. Sinto que posso me tornar o primeiro no ranking se competir mais e não errar nos detalhes. Embora algumas competições já tenham sido canceladas, prevejo que no segundo semestre de 2021 já estaremos voltando à normalidade. Tenho muitas propostas para superlutas e até mesmo no MMA, mas vou esperar para ver o que vai dar nesses próximos meses. Enquanto isso, vou me preparando para defender nossa equipe nos próximos desafios que forem surgindo – finalizou.

v

Veja também

+ Aprenda 5 molhos fáceis para aproveitar o macarrão estocado
+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica