NOVA YORK, 16 AGO (ANSA) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vão se reunir na próxima quinta-feira (18) na cidade ucraniana de Lviv, anunciou a ONU nesta terça-feira (16).   

Tanto a ONU como o governo de Ancara foram os principais intermediadores do acordo firmado em julho entre Kiev e Moscou para que o Mar Negro fosse desbloqueado pelos russos e as exportações de grãos ucranianos pudessem ser retomadas desde o início da invasão russa.   

Até por conta disso, Guterres irá para o porto de Odessa – um dos três beneficiados pelo pacto de 22 de julho ao lado de Chornomorsk e Pivdennyi – na sexta-feira (19). Depois, seguirá viagem para a Turquia, onde visitará o centro de coordenação criado em Istambul para monitorar o cumprimento do acordo e as rotas marítimas.   

Dados do governo de Kiev apontam que cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e cereais estão estocados nos portos ucranianos desde que as rotas foram fechadas, em 24 de fevereiro.   

Após o acordo e a estruturação do centro de controle turco, que conta também com delegações da Ucrânia, Rússia e ONU, o primeiro navio a deixar Odessa partiu em 1º de agosto – e cerca de uma dezena já partiram desde então. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias