Guterres critica líderes mundiais que ‘desestabilizam a ordem internacional’

NOVA YORK, 21 JAN (ANSA) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou líderes mundiais que venham a desestabilizar a ordem mundial, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursava no Fórum Econômico Mundial de Davos nesta quarta-feira (21).   

“Quando líderes atropelam o direito internacional, escolhendo quais regras seguir, eles minam a ordem global e criam um precedente perigoso”, afirmou Guterres no X.   

O chefe da ONU também destacou as possíveis consequências da interferência de determinados atores na geopolítica.   

“Quando alguns indivíduos podem distorcer narrativas globais, influenciar eleições ou ditar os termos do debate público, estamos diante da desigualdade e da corrupção das instituições e dos nossos valores compartilhados”, pontuou.   

A declaração de Guterres é um recado indireto à política internacional de Trump, que após atacar a Venezuela e capturar o mandatário local, Nicolás Maduro, ameaça anexar a Groenlândia.   

Durante sua fala em Davos, o republicano insistiu que os EUA “precisam” da ilha ártica para manter a “segurança” groenlandesa.   

Em meio às ameaças de uma ação militar no território semiautônomo pertencente à Dinamarca, o republicano declarou que “poderia fazer o uso da força”, mas não vai. “Provavelmente não conseguiremos nada a menos que eu decida usar força e poder excessivos, caso em que seríamos, francamente, imparáveis, mas não farei isso”, garantiu o americano, que também não poupou críticas a seus aliados europeus.   

“Eu amo a Europa e quero ver a Europa prosperar, mas ela não está caminhando na direção certa”, falou Trump, que tem incendiado a política internacional em apenas um ano de seu segundo mandato. (ANSA).