Guterres cobra acordo sobre combustíveis fósseis na COP30

(ANSA) – BRASILIA, 20 NOV – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta quinta-feira (20) que a redução das emissões provenientes dos combustíveis fósseis deve ser o eixo central de qualquer consenso ainda pendente na COP30.   

Segundo ele, sem um acordo robusto sobre esse ponto, será impossível conter o avanço da crise climática.   

“Obviamente, um dos problemas essenciais em relação ao nível de emissões que temos é o fato de que os combustíveis fósseis representarem 80% dos gases de efeito estufa”, disse Guterres durante uma coletiva de imprensa oferecida em Belém.   

O chefe da ONU reconheceu que “há dificuldades para chegar a um consenso”, mas expressou sua expectativa de que “a presidência da COP fará tudo” para viabilizar um acordo final.   

Ele ainda reforçou que “os países precisam assumir compromissos”.   

“Para mim é claro que um acordo só será possível se levar em conta que a adaptação precisa de um volume substancial de recursos, e que de pouco adiantará apoiar a adaptação se as emissões continuarem a crescer de forma extremamente rápida, causando devastação”, opinou.   

A COP30 se encerra nesta sexta-feira (21), mas, até o momento, ainda não foi divulgado o pré-acordo prometido ontem pela presidência do evento, comandada pelo embaixador André Corrêa do Lago, o que aumenta a pressão sobre as negociações nas horas finais da conferência. (ANSA).