O surto de febre maculosa está atingindo de forma profissional alguns cantores famosos. A Secretaria de Saúde de Campinas, em São Paulo, registrou o quinto caso suspeito de febre maculosa na quarta-feira (14). A mulher de 38 anos esteve no show do Seu Jorge na Fazenda Santa Margarida.

No dia 3 de junho, Seu Jorge fez um show no local, enquanto a cantora baiana Ivete Sangalo se apresentou na casa de eventos em 29 de abril. Os sertanejos Zé Neto & Cristiano, Henrique & Juliano também já marcaram presença.

Gusttavo Lima tem um show marcado no  mesmo local no próximo dia 21 de julho.

Por meio de um comunicado, a assessoria da Fazenda Santa Margarida lamentou as mortes e salientou que “sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária”.

Casos de febre maculosa

Segundo informações do Ministério da Saúde, o surto da doença registra 53 casos com oito mortes.

Mariana Giordano, 36 anos; Douglas Costa, 42, namorado dela; e a dentista Evelyn Karoline Santos, 28, de Hortolândia, participaram da Feijoada do Rosa, em 27 de maio. Os três tiveram o diagnóstico de febre maculosa confirmado.

Quatro dos cinco casos suspeitos evoluíram ao óbito. Nessa terça-feira (13), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que três pessoas que morreram no último dia 8 foram vítimas da febre maculosa. A causa da morte de uma adolescente de 16 anos ainda é investigada.

A adolescente Érissa Nicole Santos Santana, 16 anos, acompanhava o pai, que trabalhava no evento. Ela morreu nessa terça; a causa do óbito ainda não foi confirmada.

A Secretaria de Saúde de Campinas acredita que as contaminações tenham ocorrido dentro do estacionamento da Fazenda Margarida.