O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, elogiou hoje (24) a criação, no Rio de Janeiro, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na estrutura da Polícia Civil. A delegacia atende à reivindicação do ObservaRio (Observatório de Direitos Humanos da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro) e vai investigar as denúncias de crimes raciais, delitos de intolerância religiosa e xenofobia.

“A delegacia vai ser uma importante ferramenta de combate ao racismo, de forma a garantir atendimento especializado à população negra e demais grupos que enfrentam o racismo, além de assegurar as devidas punições a quem comete o crime”, disse o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

ObservaRio

Formulado no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos, o ObservaRio acompanha as atividades da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, além de manter instrumentos e estratégias para execução das atividades.

A escolha dos nove titulares e suplentes do ObservaRio foi feita entre representantes da sociedade civil e servidores do ministério.