Economia

Gustavo Montezano substitui Joaquim Levy na presidência do BNDES

Crédito: Divulgação / Ministério da Economia

QUEBRA DE SIGILO O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, divulgou dados de forma indevida sobre negócios legais do banco (Crédito: Divulgação / Ministério da Economia)

O economista Gustavo Henrique Moreira Montezano foi o escolhido pelo ministro da economia, Paulo Guedes, para substituir Joaquim Levy na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Ex-sócio do Banco BTG, de André Esteves, Montezano tem 40 anos e é formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército, no Rio de Janeiro. É também mestre do IBMEC do Rio. Vinha atuando como secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento, dirigida pelo empresário Salim Mattar, que também chegou a ser cotado para o cargo.

Montezano começou a carreira trabalhando como analista no Opportunity, e também atuou como executivo da BTG Commodities, em Londres. O economista terá como prioridades as privatizações, desinvestimentos, infraestrutura, saneamento e reestruturação financeira de estados e municípios.