Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Ministério da Justiça lança projeto para formar jovens defensores

Projeto tem o objetivo de incentivar a atuação política e social para jovens mudarem a realidade de onde vivem

Alessandro Dantas/ PT no Senado
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski Foto: Alessandro Dantas/ PT no Senado

O Ministério da Justiça lançou, na última semana, o projeto “Jovens Defensores Populares”, que tem o objetivo de fortalecer a atuação política, a defesa dos direitos humanos e a melhoria das condições de vida nos locais onde os participantes vivem.

+PlatôBR: Flávio Dino e sua versão ‘terrivelmente católica’ no STF

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, e da Secretaria Nacional da Juventude, em parceria com a Fiocruz.

O “Jovens Defensores Populares” tem foco em pessoas da periferia, comunidades tradicionais e de baixa renda. O projeto foi lançado no Rio de Janeiro, e as próximas turmas acontecerão em São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal, Bahia e Pará.

A formação dura 10 meses em cada estado, e, nos primeiros encontros, são abordados temas como direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. O projeto visa formar uma geração de líderes comprometidos com a transformação social.