03/04/2023 - 9:13
MILÃO, 3 ABR (ANSA) – A edição 2023 do “Guia de Negócios do Brasil”, criado pela Embaixada da Itália em Brasília e pela GM Venture, com a colaboração da KPMG, foi lançado em um evento nesta segunda-feira (3) em Milão, na sede do Intesa Sanpaolo.
O documento quer oferecer para empresas e operadores italianos um eficaz instrumento operacional para compreender e lidar melhor com o mercado brasileiro. Assim, o guia ilustra as oportunidades oferecidas pelo mercado do Brasil e está disponível gratuitamente no site do Ministério das Relações Exteriores da Itália, da Embaixada em Brasília, entre outros.
“O Brasil é uma terra de oportunidades. Nós temos cerca de mil empresas italianas, da TIM Brasil, que tem mais assinantes do que na Itália, a Enel, Leonardo, Ferrero, Pirelli, Stellantis – que no Brasil tem 90% sob a marca Fiat. É preciso levar em conta que no último triênio, que inclui os dois anos pandêmicos, entre investimentos anunciados e contratos assinados, temos 26,2 bilhões de euros em investimentos”, ressaltou o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.
O diplomata ainda pontuou que esse valor mostra que “é uma grande aposta também de continuidade porque as grandes empresas continuam investindo muito e há continuamente novas empresas ali”.
O guia, que é publicado a cada dois anos, tem também uma nova e renovada identidade gráfica para a edição de 2023.
“Sempre abordamos o Brasil em uma ótica de médio, longo prazo. Investe-se, mas é primeiro preciso fazer um trabalho aprofundado, utilizar os consultores italianos de comprovada notoriedade e competência que conhecem as duas realidades”, pontua ainda Azzarello.
O documento “mapeia as oportunidades em todos os setores presentes, e também setores novos, como os de pet e de bem-estar”, acrescenta ainda o presidente da GM Venture, Graziano Messana.
“No pet, por exemplo, nós temos 150 milhões de animais domésticos para atender, são empresas listadas na bolsa, e no bem-estar é o segundo mercado depois dos Estados Unidos, e o terceiro em nutrição. É um guia prático, com dois capítulos, do qual um é jurídico. Depois, tem um censo das empresas italianas presentes no Brasil, sendo 986, e fala-se de todos os setores, também os inovadores. Ainda explica as áreas geográficas e é possível ver quais os incentivos que as empresas italianas podem ter se forem ao Brasil”, acrescenta ainda.
Presente no evento, o cônsul-geral do Brasil em Milão, Hadil da Rocha Vianna, afirma que “momentos como esse servem para reforçar a relação entre Brasil e Itália, sobretudo, a comercial”.
“É um momento importante para os dois países. No Brasil, mudamos há pouco o governo e a relação bilateral com a Itália permanece muito importante, especialmente no nível comercial”, finalizou. (ANSA).