Com atuação decisiva de Paolo Guerrero, a seleção peruana empatou por 2 a 2 em casa com a Argentina, que jogou sem o craque Lionel Messi, nesta quinta-feira, pela nona rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Com o resultado, a Argentina caiu para o quinto lugar, com os mesmos pontos de Equador e Colômbia, dois a menos que o Brasil e três atrás do líder Uruguai.

Os dois gols peruanos foram marcados por jogadores que atuam no futebol brasileiro.

Guerrero, do Flamengo, marcou o primeiro, aos 13 minutos do segundo tempo, e ainda sofreu um pênalti, convertido por Christian Cueva, meia do São Paulo, aos 38.

A Argentina ficou na frente duas vezes, mas não conseguiu segurar o resultado.

O zagueiro Funes Mori abriu o placar aos 13 minutos de jogo, ao pegar a sobra de um escanteio cobrado por Dybala, mas foi vítima da categoria de Guerrero no início da etapa final.

O atacante peruano recebeu longo lançamento, dominou no peito, deixou o jogador do Everton para trás e fuzilou o goleiro Romero.

Vilão da Argentina nas últimas duas finais da Copa América, ambas perdidas nos pênaltis para o Chile, Higuaín fez 2 a 1 para os ‘Hermanos’ aos 31, após receber ótima enfiada de bola de Zabaleta, que tabelou bonito com Di María.

A vitória argentina parecia certa, mas Guerrero voltou a aprontar, castigando Funes Mori mais uma vez. O camisa 9 invadiu a área e foi empurrado por trás pelo zagueiro.

O juiz marcou pênalti e Cueva cobrou com categoria, para a alegria da torcida peruana.

Guerrero ainda teve a oportunidade de fazer o gol da virada de cabeça aos 43, mas Romero fez a defesa.

cm/cl/lg