‘Guerreiros do Sol’: nova novela original Globoplay faz releitura do cangaço

Trama, ambientada no sertão nordestino entre as décadas de 1920 e 1930, estreia próximo dia 11

Divulgação.
‘Guerreiros do Sol’: nova novela original Globoplay faz releitura do cangaço. Foto: Divulgação.

A história do cangaço brasileiro já foi amplamente contada ao longo de muitas gerações, através de obras audiovisuais e de relatos registrados naquele período, em torno dos personagens Lampião e Maria Bonita, líderes de um bando que, na visão de alguns, aterrorizou povoados do sertão nordestino entre as décadas de 1920 e 1930, e de outros, como justiceiros fora da lei. Agora, aquele momento emblemático que se tornou uma marca do povo sertanejo ganha uma nova releitura em “Guerreiros do Sol”, terceira novela Original Globoplay, que estreia no próximo dia 11.

Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes, a nova trama foi amplamente inspirada no casal mais conhecido do cangaço, e de tantos outros que cruzaram o nordeste brasileiro, mas tem como abordagem uma história de amor em tempos de guerra.

+Sete anos sem beijar na boca: especialista analisa a vida amorosa de Joelma
+Apresentadora do ‘Bem Estar’, Michelle Loreto se casa com diretor da TV Globo

Rosa e Josué, interpretados por Isadora Cruz e Thomás Aquino, que se tornam um dos mais famosos casais de cangaceiros de todos os tempos. Como pano de fundo, o universo do cangaço e reflexões sobre as origens e contradições do Brasil atual. Além de banditismo, as relações envolvem paixões, traição, política, vingança, dinheiro e poder, sempre como protagonismo feminino em destaque. 

“Queremos trabalhar com a genealogia, não da ferocidade, mas da afetividade. Então estamos contando uma história de amor, que se dá no meio de uma guerra, que é a guerra de formação do Brasil moderno”, destaca o autor George Moura.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 2, autores e atores falaram sobre a nova produção e a expectativa para a estreia da novela, que foi gravada em 2023 e somente agora será lançada. 

“É uma história de fraternidade e também de mulheres fortes. ‘Guerreiros do Sol’ chega com um pé na tradição e com um desejo ardente e apaixonado de renovar essa narrativa”, antecipa o autor.

“A gente, de alguma forma, reforçou e expandiu o papel das mulheres no cangaço, e isso foi uma forma que a gente encontrou de ter um olhar crítico permanente para aqueles tempos, que eram tempos de muita violência, de uma sociedade patriarcal, alguns aspectos muito arbitrários”, completa o autor Sergio Goldenberg.

“Guerreiros do Sol” se propôs a contar uma narrativa que ainda não foi explorada em obras anteriores sobre o cangaço, mergulhando em nuances de um Brasil profundo que tem muita ligação e singularidade com os tempos de hoje.

“Há uma narrativa em que não existe maniqueísmo. A história é livremente inspirada nessa realidade do universo do cangaço, com a carga dos dias de hoje. As preocupações e as pautas dos dias de hoje, elas estarão, de alguma maneira, retratadas e problematizadas nessa narrativa. Tem o olhar feminino, o cangaceiro de ‘Guerreiros do Sol’ não é herói nem bandido, ele se torna cangaceiro porque é o espaço que ele encontra para sobreviver a uma geografia física onde a lei do papel não chega. E a lei é a lei da pessoa mais forte”, antecipa George Moura.

Além dos protagonistas Isadora Cruz e Thomás Aquino, “Guerreiros do Sol” tem no elenco Santos, Alice Carvalho, Ítalo Martins, Vitor Sampaio, Alinne Moraes, Nathalia Dill, Daniel de Oliveira, José de Abreu, Theresa Fonseca, Larissa Bocchino, Alexandre Nero, Rodrigo Lélis, Marcélia Cartaxo, Rodrigo Garcia, Larissa Goes, Marco França e Luiz Carlos Vasconcelos.

A novela estreia no dia 11 de junho no Globoplay e no Globoplay Novelas. No serviço de streaming, serão liberados cinco capítulos por semana, sempre às quartas-feiras. No canal linear, os capítulos serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 22h40, com reapresentação do capítulo de sexta no sábado.