‘Guerreiras do K-Pop’: entenda como a animação se tornou um fenômeno mundial

Produção original da Netflix já é a segunda mais vista da plataforma; trilha sonora do filme alcançou o top 20 Global do Spotify

Reprodução/Netflix
'Guerreiras do K-Pop': versão de cinema lidera bilheteria nos EUA no final de seman Foto: Reprodução/Netflix

Em junho deste ano, a Netflix surpreendeu o mundo todo com o lançamento de “Guerreiras do K-Pop”, animação que conta a história de um grupo feminino de K-pop que luta contra demônios por meio da música. O longa rapidamente viralizou e levou desde crianças a adultos a ficarem cativados com suas faixas originais, como ‘Golden’ e ‘Soda Pop’.

Após o sucesso mundial do filme – já é a segunda produção original mais vista da história do serviço, com 210,5 milhões de visualizações, a canção ‘Golden’ alcançou o 1º lugar da parada Hot 100 da Billboard e sete músicas da produção chegaram ao top 20 Global do Spotify -, foi a vez da gigante do streaming lançar uma versão sing-along no cinema.

+ ‘Guerreiras do K-Pop’: versão de cinema lidera bilheteria nos EUA no final de semana

Com uma dinâmica de convidar o público a cantar junto em momentos musicais, a exibição especial da animação no cinema, no último fim de semana, deu bastante certo. A obra conseguiu arrecadar cerca de US$ 18 milhões com 1.600 salas – feito notável para um desenho animado que já estava disponível no streaming, consagrando-a como um dos maiores acertos no cenário audiovisual dos últimos tempos.

O que explica o sucesso de ‘Guerreiras do K-Pop’? 

Dirigido por Maggie Kang e Chris Appelhans, ‘Guerreiras do K-Pop’ possui um visual completamente arrebatador, com a animação desenvolvida por ninguém menos que a Sony Pictures Animation, responsável por ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ (produção amplamente elogiada pela caracterização, ilustração e movimentação dos personagens).

Além da ambientação de tirar o fôlego, a aparência original do trio principal, que faz parte do grupo Huntr/x — Mira, Rumi e Zoey — e do quinteto de demônios, os Saja Boys, também chama bastante atenção nas redes sociais.

+ Rafa Kalimann rebate críticas ao nome da filha, Zuza: ‘Ela vai ser muito feliz’

Já na parte musical, os diretores fizeram questão de convidar uma série de produtores de alto nível para produzir canções no verdadeiro estilo K-pop e dignas de alcançar os primeiros lugares nas paradas de música.

Nomes como Lindgren, que já trabalhou com os fenômenos mundiais BTS e TWICE; TEDDY, colega de trabalho de Taeyang (vocalista da icônica boyband BIGBANG) e Blackpink, além de Stephen Kirk, Jenna Andrews e Ian Eisendrath colaboram juntos para dar vida às faixas ‘Golden’, ‘How It’s Done’, ‘Soda Pop’, ‘Takedown’ e ‘Free’. As canções alcançaram enorme sucesso, conquistaram o público e estrearam nas maiores paradas de música do mundo

Talvez o maior segredo do fenômeno são as mulheres responsáveis por serem as “vozes cantadas” de Rumi, Mira e Zoey nas vozes – EJAE, Audrey Nuna e Rei Ami, respectivamente -.

O trio, composto por cantoras profissionais, ganhou grande reconhecimento na internet por conta do alto nível técnico presente em algumas das faixas da animação, em especial ‘Golden’. Em plataformas como o TikTok, uma trend de artistas do K-pop, como Ken do VIXX ou Solar do MAMAMOO, tentando reproduzir o high note (nota aguda em uma canção) da faixa rapidamente viralizou.

Confira algumas das interpretações: 

@official_mamamoo ‘Golden’ Cover by Solar 💛🎤 #MAMAMOO #솔라 #Solar #頌樂 #颂乐 #솔라시도 ♬ 오리지널 사운드 – mamamoo_official

@vixx_ken 혼문수호신🚪 쟌이가 부르는 #GOLDEN#STARLIGHT #별빛 #LITTLESTAR #애기별 ♬ 오리지널 사운드 – VIXX_KEN

@best.kpop.perform Eunkwang (BTOB) – Golden #kpopfyp #kpop #kpopfypシ #kpopdemonhunters #golden @BTOB·비투비 @BTOB COMPANY ♬ suono originale – Kpop Multiverse

** Estagiária sob supervisão