Trump diz que guerra na Ucrânia pode ‘acabar em semanas’ após encontro com Macron

REUTERS/Nathan Howard
Donald Trump Foto: REUTERS/Nathan Howard

Após uma reunião virtual com líderes do G7, os presidentes dos Estados Unidos e da França, Donald Trump e Emmanuel Macron, respectivamente, discutiram a guerra da Ucrânia em uma cúpula bilateral realizada nesta segunda-feira, 24, em Washington, data em que o conflito completou três anos.

+Zelensky pede paz no terceiro aniversário da guerra da Ucrânia

O republicano mencionou durante o encontro com seu homólogo francês que a União Europeia “fornecerá garantias de segurança”. Já Macron confirmou que o continente está pronto para se tornar um parceiro de defesa mais forte.

O líder europeu disse para o americano que espera um envolvimento “firme” dos EUA para garantir a paz em Kiev, além de ter defendido que os ucranianos devem estar presentes nas negociações de paz com os russos.

Trump foi claro ao afirmar que a guerra na Ucrânia pode terminar em apenas “algumas semanas”. O magnata complementou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, aceitará tropas europeias de manutenção da paz em solo ucraniano.

O americano confirmou que se encontrará em breve com Putin e com o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sem dar mais detalhes em relação ao assunto. O encerramento da guerra foi uma promessa de Trump na campanha para retornar à Casa Branca e, conforme internacionalistas ouvidos pela IstoÉ, seu papel é fundamental para as perspectivas do conflito chegar a uma resolução.