O Japão escolheu nesta segunda-feira (12) o caractere (kanji) que significa “guerra” ou “batalha” como seu símbolo para 2022, em um ano marcado pela invasão russa da Ucrânia e pelo assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Todos os anos, as pessoas são convidadas a votar no ‘kanji’ (caracteres procedentes da China usados na escrita japonesa) que melhor representa o que aconteceu nos últimos 12 meses. Em 2021, os caracteres mais votados estavam relacionados aos Jogos Olímpicos, que aconteceram em Tóquio.

Os participantes não estavam muito animados este ano, de acordo com a fundação que patrocina o evento.

“A invasão da Ucrânia pela Rússia, a morte a tiros do ex-primeiro-ministro Abe, a rápida desvalorização do iene e a inflação […] geraram ansiedade em muitas pessoas”, declarou a fundação em nota.

O mesmo ‘kanji’ foi escolhido em 2001, ano dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Vários canais de televisão japoneses divulgaram o anúncio ao vivo. Seihan Mori, um mestre do templo budista Kiyomizu de Kyoto, escreveu o caractere em um grande painel branco com um pincel.

“Fiquei surpreso, frustrado, zangado e triste com a guerra na Ucrânia. Também estou zangado comigo mesmo por não ter conseguido fazer nada”, disse um dos participantes, que votou pelo ‘kanji’.

No Japão, o ano também foi marcado pelo assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe durante um comício eleitoral em julho.

O ‘kanji’ escolhido também pode ser usado no vocabulário esportivo.

O caractere que ficou em segundo lugar é o que significa “barato” e “seguro”, num contexto de inflação e desvalorização do iene.