A invasão da Ucrânia pela Rússia tem afetado economias em todo o mundo. Ela deve desacelerar o crescimento da economia global e elevar a inflação, com efeitos sobre todos os países, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A guerra na Ucrânia também trará efeitos de longo prazo ao Brasil.

O economista Ricardo Schweitzer é o convidado do novo episódio do MoneyPlay Podcast, programa voltado para o mundo das finanças, apresentado pelo educador financeiro Fabrício Duarte. No programa especial, ele responde a perguntas sobre os impactos do conflito na Europa.

Com 15 anos de experiência no mercado financeiro, Schweitzer, que hoje atua como consultor CVM e analista de investimento, aponta quais são os efeitos da guerra no curto e no longo prazo e o que pode acontecer por aqui se ela continuar por mais tempo.

O analista de investimentos fala sobre a pressão da guerra no preço de commodities, como petróleo, gás natural, trigo e milho, que tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes fornecedores mundiais, e como isso já está afetando a economia e a bolsa brasileiras. 

Além disso, analisa como todas as questões envolvendo a invasão da Ucrânia afetam os investidores no Brasil e o que eles podem fazer para se precaverem dos efeitos da guerra. Ele também responde qual ativo é a hora de buscar neste momento e se muda algo o fato de investidores estrangeiros estarem buscando a bolsa brasileira.

Impactos na Rússia

Schweitzer ainda avalia se é possível calcular quanto tempo a economia russa “aguentaria” as sanções econômicas impostas ao país e se elas são suficientes para realmente afetar suas  finanças e precipitar uma retirada antecipada dos invasores, encurtando a guerra. 

Além disso, o economista também explica se as penas econômicas aplicadas ao invasor têm efeito na economia e na inflação de outros países e se, como consequência, levaria a uma alta de juros mais enérgica de bancos centrais de todo o mundo. E, por fim, avalia a possibilidade de a guerra provocar uma recessão global. 

>>> Assista aqui o vídeo na íntegra.

+ Qual a maior dificuldade do brasileiro em investir? Betina Roxo, da XP, aponta

+ Há 37 anos no mercado financeiro, Luiz Barsi Neto dá dicas para investir

>>> Confira aqui todos os episódios do programa.