O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou, nesta quarta-feira, que a guerra entre Rússia e Ucrânia exacerba uma série de problemas para a economia global. “A inflação está subindo, o poder de compra está erodindo, os prospectos de crescimento estão enfraquecendo e o desenvolvimento está se estagnando”, alertou, em coletiva de imprensa para apresentar relatório da Unctad sobre o tema.

Guterres acrescentou que muitos países em desenvolvimento estão “afundando em dívidas”, em meio à escalada dos juros de títulos soberanos. Segundo ele, esse movimento amplia o prêmio de risco e pressiona as taxas de câmbio. “Isso está causando um potencial ciclo vicioso de inflação e estagnação, a chamada estagflação”, comentou.

O secretário-geral recomendou que a comunidade internacional trabalhe para manter os mercados globais de alimentos e energia em funcionamento, para evitar que a situação piore. “Este não é o momento para o protecionismo”, ressaltou, pedindo ainda que o contexto seja utilizado como oportunidade para acelerar a transição a uma economia verde.

Para Guterres, recursos devem ser disponibilizados aos países que mais precisam, com objetivo de evitar que governos entrem em default de suas dívidas. “Acima de tudo, esta guerra precisa terminar”, declarou.