Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Guerra comercial pode impactar produção de chips de IA da Nvidia

Guerra comercial pode impactar produção de chips de IA da Nvidia

O vai e vem de Donald Trump e suas políticas comerciais têm abalado mercados em todo o mundo. E o setor de tecnologia não deve passar imune. Entre uma das consequências pode estar a falta de chips da Nvidia, que domina do setor de GPUs para aplicações de IA de alto desempenho.

Segundo reportagem do The Information, gigante chinesas como Alibaba e Bytedance anteciparam a bagatela de US$ 16 bilhões em encomendas de chips H20 só neste ano. A ideia era tentar finalizar a entrega dos produtos antes que as novas regras tarifárias entrassem em vigor

O detalhe é que o H20 não é o processador mais poderoso da Nvidia, mas é o mais sofisticado que a empresa pode vender para clientes chineses, devido a restrições de comercialização de tecnologia impostas ainda na era Biden. Ele é o chip usado, por exemplo, pela DeepSeek.

Cerca de 15 vezes mais lento do que os chips Blackwell, o H20 foi projetado especificamente para contornar as restrições e ser vendido a empresas chinesas.

Com a alta demanda contratada, O Information especula que uma das soluções da Nvidia pode ser priorizar a produção dos chips H20, e como consequência demorar mais a entregar outros processadores mais sofisticados para seus clientes americanos.

Com isso, um efeito em cadeia pode ocorrer no mercado de datacenters, já que essas instalações dependem dos chips para funcionar, entre outros componentes.

Ao NetworkWorld, o analista Matt Kimball disse não acreditar em um alto impacto no Ocidente, já que as linhas de produção dos chips são diferentes. Ainda assim, outras etapas da logística deste mercado, como questões fiscais e transporte, podem ser afetadas, ponderou o analista.