A guarda costeira da Guatemala apreendeu quase 700 quilos de cocaína em uma embarcação interceptada em alto mar nas águas do Pacífico, informou neste sábado (16) a procuradoria.

“A Procuradoria de Crimes de Narcotráfico realizou o procedimento de inspeção e registro de uma embarcação que foi interceptada a 144 milhas náuticas (267 km) de Porto Quetzal”, no Pacífico sul guatemalteco, disse em comunicado.

A embarcação foi levada para a Base Naval do Pacífico, em San José, e “foi realizada a apreensão de 23 sacos contendo um total de 682 pacotes (de um quilo cada) que deram resultado positivo presumido para cocaína”, acrescentou.

Não foi informado se houve detidos nesta operação em alto mar, que ocorre após outras apreensões de mais de duas toneladas de cocaína na última semana no Pacífico.

Os cartéis internacionais utilizam a América Central para o trânsito de drogas em direção ao México e aos Estados Unidos.

Em 2023, na Guatemala, foram apreendidas mais de três toneladas de cocaína, quase 50% a menos do que no ano anterior, de acordo com dados oficiais.

Este ano, “até o momento, foi apreendido um total de 5.387,33 pacotes de drogas”, de um quilo cada, disse a procuradoria.

Segundo Washington, 90% da cocaína que entra nos Estados Unidos passa pelo México e pela América Central.

bur-fj/dg/gc/ic