Previsto para ser lançado em 25 de maio de 2026, Grand Theft Auto VI é, sem dúvida, um dos jogos mais aguardados de todos os tempos. Para se ter uma ideia, o primeiro trailer do game de 2025 registrou 265 milhões de visualizações no YouTube.
Pensando nisso, a GoGamers lançou um estudo chamado de “GTA VI: Hype, consumo e cultura gamer”, que explica um pouco essa explosão cultural no mercado brasileiro. Diante disso, é possível elencar alguns fatores: nostalgia, 12 anos sem um jogo novo da franquia, alta qualidade, além de um público pulverizado e online.
“A gente enxerga ele como um produto midiático no nível de Game of Thrones, que foi um negócio surrreal, assim como Vingadores Ultimato, foi um ano esperando sair um novo filme. Então, a gente entende que o GTA VI tem esse potencial”, afirma Carlos Silva, CEO da GoGamers, à ISTOÉ.

GTA VI – Foto: Divulgação
+ Donkey Kong Bananza é o jogo do ano para Nintendo Switch 2
+ PlayStation aumenta seus preços nos Estados Unidos
Nostalgia: os GTAs preferidos do público
Com 16 jogos publicados da franquia GTA, um dos principais pontos da pesquisa foi entender quais títulos de GTA eram os mais marcantes. Em primeiro lugar, aparece GTA: San Andreas, que foi citado como o favorito por metade do publico (48,9%), seguido por GTA V (20,4%) e GTA I (18,6%).
“É interessante notar como San Andreas tem um altíssimo impacto cultural e presença contínua, considerado até um jogo atravessador de gerações, o ‘patrimônio simbólico’ da franquia”, explica Silva.

Pesquisa sobre o GTA VI da GoGamers – Foto: Divulgação
Gerações que jogam GTA
Segundo o estudo, o público interessado em GTA VI no Brasil é diverso e multiplataforma. A geração Millennial (30-44 anos) é a maioria. Em média, os homens que se declaram fãs da franquia têm quase 38 anos, enquanto as mulheres, 34,5 anos.

GTA VI – Foto: Divulgação
“Todo esse tempo de desenvolvimento gera um hype. Uma geração Z não viveu um GTA, esse lançamento. Tem outro aspecto aqui que é algo que vai acontecer e eu preciso estar lá. Isso é algo que acontece só de tempos em tempos. Viver aquele momento.”
Como a franquia é consumida?
A forma como o conteúdo sobre a franquia GTA é consumida também foi abordada na pesquisa. O destaque vai para o YouTube, seguido pelo TikTok, Instagram, e por influenciadores digitais em diversas plataformas.
No consumo de conteúdo, prevalecem os formatos que combinam informação com entretenimento, como análises de trailers (57,6%), notícias sobre lançamento (54,3%), gameplays de GTAs anteriores (33,6%) e teorias sobre o novo mapa e os novos personagens (30,8%).
“A multiplicidade de canais e conteúdos mostra que o hype é fragmentado, mas altamente ativo. As conversas com amigos e os memes espontâneos também ocupam papel central na construção da expectativa, gerando maior ‘word of mouth’ sobre o jogo e, consequentemente, mais interesse em jogá-lo e em acompanhar quem faz conteúdo sobre ele”, afirma Silva.

GTA VI – Foto: Divulgação
GTA VI e a movimentação no mercado gamer
Mesmo há meses de ser lançado, o game já gera ações de preparação e consumo pré-lançamento: 25,3% dos entrevistados afirmaram que trocaram de console pensando no jogo; outros 20,6% já até compraram ou montaram um novo PC. 20% do público que respondeu ao estudo diz ter comprado equipamentos para melhorar a experiência (como headset, mouse, controle, etc.). O jogo vai sair para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.
“Tem um produto que vai gerar um impacto social e na cadeia em questão de hardware.”

Pesquisa sobre o GTA VI da GoGamers – Foto: Divulgação
O preço e o valor de GTA
Outro dado é sobre a percepção do público quanto ao preço de GTA VI – apesar de não ter sido divulgado ainda, especula-se que ele custará entre R$ 500 e R$ 600.
Um terço do público considera o preço “justo” (33,2%), 24,2% pretendem comprar no lançamento, mesmo achando o preço alto; e 25,1% dizem que o preço é acessível e pretendem comprar no lançamento. Ou seja, 49,3% querem adquirir o game já em sua estreia, sendo que metade deste grupo reconhece que o valor é elevado.

GTA VI – Foto: Divulgação
Histórico e expectativa
A franquia Grand Theft Auto (GTA) surgiu em 1997, criada pela britânica DMA Design (atual Rockstar North), e rapidamente se destacou por sua abordagem inovadora: um mundo aberto onde os jogadores se tornavam os foras da lei e podiam explorar cidades, vivendo uma narrativa digna de grandes filmes sobre o mundo do crime.
Lançado originalmente em 2013, GTA V, o último jogo inédito da franquia, atingiu a marca de 215 milhões de cópias vendidas no mundo em maio deste ano, tornando-se um dos games mais populares da história da indústria.
“Hoje o GTA é um jogo muito social. Ele não é só mais aquele jogo que a gente jogava no passado. Percebemos que o público que pretende jogar esse jogo, vai jogar com os amigos. Por mais que você tenha uma campanha, o ambiente online que esse jogo proporcionou nos últimos anos, com o GTA V, e que se espera com o GTA VI, é também o que está mobilizando as pessoas quanto a expectativa. Isso cria outra dinâmica. É um jogo que você vai viver a longo prazo”, destaca o CEO da GoGamers.

GTA VI – Foto: Divulgação
Metodologia
A GoGamers utilizou uma amostra nacional de 1.200 respondentes de forma online para mapear quem são os brasileiros que estão atentos ao jogo.