Grupo Modelo, fabricante da cerveja Corona, investirá R$ 20,4 bi no México

Grupo Modelo, fabricante da conhecida cerveja Corona anunciou, nesta quinta-feira (24), que investirá mais de 3,6 bilhões de dólares (20,4 bilhões de reais) no México, para modernizar suas fábricas e outros projetos.

O investimento da empresa segue os anunciados por outras como Walmart, Netflix e o banco espanhol Santander, em meio às tensões comerciais com o governo do presidente americano, Donald Trump.

“Estamos com o México como bons amigos, nos bons momentos e nos maus momentos”, disse Raúl Escalante, vice-presidente de assuntos corporativos da empresa, durante da conferência matinal da presidente Claudia Sheinbaum.

Escalante explicou que o investimento será usado para modernizar as fábricas da empresa, que produzem marcas como Pacífico e Negra Modelo, além da Corona.

A empresa também buscará investir embalagem retornável e em modernizar as quase 300.000 lojas locais.

O executivo disse que o anúncio faz parte do Plano México, um projeto do governo de Sheinbaum com o qual se busca aumentar os investimentos no país, bem com a oferta e o consumo local em diversos setores.

México, a segunda maior economia da América Latina, enfrenta uma situação econômica complexa resultante da política comercial dos Estados Unidos, seu principal parceiro comercial.

As tarifas que Trump aplicou às dezenas de países excluem o México do caso e o Canadá para os bens exportados sob as regras do acordo de livre comércio T-MEC.

No entanto, tanto a indústria siderúrgica quanto a automotiva, essenciais para a economia mexicana, receberam impostos adicionais.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia mexicana se contrairá em 0,3% em 2025, embora o governo de Sheinbaum esteja confiante em alcançar um crescimento entre 1,5% e 2,3%.

yug/mar/nn/rm

GRUPO MODELO

Walmart

NETFLIX

BANCO SANTANDER