Economia

Grupo Globo tem novo presidente

Jorge Nóbrega assumirá a presidência

Grupo Globo tem novo presidente

Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, anunciou hoje a promoção do vice-presidente Jorge Nóbrega ao cargo de presidente Executivo do Grupo Globo.

A indicação de Jorge foi feita pelo próprio Roberto Irineu Marinho e aprovada pelo conselho como resultado de um processo planejado. O novo presidente executivo terá responsabilidade pelos resultados de todos os negócios do Grupo, pelos novos projetos e por implementar o processo de transformação já em curso, respondendo diretamente ao Conselho de Administração.

Com a mudança, Roberto Irineu, que até então acumulava os cargos de presidente Executivo e presidente do Conselho de Administração, passa a se dedicar exclusivamente ao cargo no Conselho, onde continuará orientando e liderando o grupo na estratégia de negócios, na manutenção dos valores e da Essência Globo, nas aprovações dos planos de negócios e na interlocução da família Marinho com a empresa.

“Concluí que eu, ao completar 70 anos, deveria me concentrar nas atribuições de presidente do Conselho de Administração”, explica Roberto Irineu. O olhar estratégico de Roberto no comando do Conselho, aliado à competência de gestão de Jorge Nóbrega, dará à empresa maior capacidade e agilidade de transformação.  “A divisão de funções sustenta este desejo”, ressalta.

João Roberto Marinho continuará como vice-presidente do Conselho atuando na liderança das áreas editoriais e institucional e José Roberto Marinho seguirá como vice-presidente do Conselho voltado para responsabilidade social, presidindo a Fundação Roberto Marinho. Roberto Marinho Neto e Paulo Marinho, membros da quarta geração da família, atuam como executivos em áreas importantes do Grupo e também como membros do Conselho de Administração.

Jorge Nóbrega

Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Jorge Nóbrega tem mestrado em Engenharia Industrial pela PUC do Rio e pós-graduação em Literatura pela mesma instituição. Jorge chegou ao Grupo Globo em 1997, quando começou a trabalhar no processo de governança corporativa respondendo diretamente aos acionistas e apoiando na relação família-empresa. Em 1998, se tornou Diretor de Coordenação Estratégica do Grupo Globo e criou o projeto que deu origem ao planejamento financeiro integrado do Grupo.

Coordenou o processo de restruturação financeira em 2002, organizou e ocupou a Direção de Gestão Corporativa em 2007 e tornou-se vice-presidente Executivo em 2012. E agora Jorge assume a presidência executiva do Grupo Globo.