Economia

Grupo de trabalho pode ser montado pelo BC para discutir crédito ao varejo


O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, se comprometeu a montar um grupo de trabalho com o objetivo de buscar soluções ao alto custo de crédito pago pelas empresas do varejo durante reunião na tarde desta sexta-feira com empresários do setor.

Segundo Antonio Carlos Pipponzi, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que organizou o encontro, o grupo será constituído “proximamente”, com duas reuniões a serem realizadas ainda neste ano. O IDV, segundo ele, terá dois representantes nesse grupo. “Alguns temas podem ser tratados em prazos mais curtos, outros, não, por ter uma complexidade maior, como prazos de cartão de crédito”, disse Pipponzi, referindo-se aos prazos, considerados dilatados por alguns lojistas, de recebimento das vendas por cartão de crédito.

Os executivos do setor aproveitaram o encontro com Goldfajn para criticar a concentração bancária, que leva a juros mais caros, e a rigidez nas regras observadas em vendas por cartões. “Tivemos a oportunidade de mostrar ao presidente do Banco Central a quantidade de lojas que cada uma das empresas do varejo abriu e falamos que isso pode ser muito maior se tivermos transferência de recursos do setor financeiro ao varejo, o que é absolutamente plausível em nosso entendimento”, comentou Pipponzi.

A reunião com Goldfajn durou cerca de duas horas e foi acompanhada, entre outros empresários, por Luiza Helena Trajano e Flavio Rocha, donos, respectivamente, das redes Magazine Luiza e Riachuelo. O presidente do BC deixou o local sem falar com jornalistas.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


Tópicos

grupo IDV Ilan trabalho