Um tubarão de 250 kg foi fisgado por um grupo de sete pescadores a 11 quilômetros da costa de Devon, no Reino Unido, no último dia 15. De acordo com os pescadores, eles precisaram “lutar” com o peixe por cerca de uma hora para que ele ficasse próximo o suficiente do barco para as medições serem feitas.

Conforme o encanador Simon Davidson, de 39 anos, ele foi até o local sabendo da presença dos tubarões-sardos na região, mas afirma ter se surpreendido com o resultado do passeio.

“Eu aluguei esse bote por dois dias e ele (o tubarão) veio no segundo. Foi de longe o maior que nós pegamos”, declarou o pescador amador em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. “Alguém mordeu minha isca, mas eu não pensei que era um bicho grande pois ele não havia começado a lutar”.

Os sete homens, incluindo Daniel Hawkins, profissional na captura dos peixes locais, precisaram juntar forças para trazer o animal para perto e mantê-lo ali até as medições. Simon conta que o esforço fez ele ficar com o corpo dolorido.

Segundo os pescadores, o peixe, parente do tubarão-branco, tinha 2,13 metros de comprimento. Com a estimativa de 250 kg, o tubarão-sardo visto pela equipe seria o maior da espécie a ser capturado nas águas britânicas.

No entanto, para que a conquista entrasse no livro britânico de pescaria seria preciso a pesagem em terra firme, o que levaria o animal à morte. A maioria dos pescadores locais não é adepto do sacrifício de tubarões. O animal pescado pelo grupo, logo foi devolvido para o mar.