10/11/2024 - 14:49
Um grupo composto por 15 amigos perdeu o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após um deles acordar atrasado para pegar um ônibus fretado. Os portões das escolas onde as provas são aplicadas fecharam às 13h em ponto. Os estudantes saíram de Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, em direção ao Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), na zona norte.
De acordo com o jornal ‘O Globo’, o estudante acordou às 11h, mas o horário de saída do ônibus era às 10h.
Os portões haviam se fechados há dois minutos quando o grupo de estudantes desembarcou do ônibus fretado próximo ao Cefet. O estudante Miguel Rocha, de 18 anos, relatou que não ouviu o despertador e se atrasou. Os demais amigos resolveram esperá-lo.
“Eu acordei no susto, desesperado e estava todo mundo só me esperando. Por minha causa todo mundo perdeu a prova. Eu acabei não só me prejudicando, mas prejudicando meus amigos também”, disse.
Os estudantes afirmaram que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os colocou para realizar o Enem em um local longe de onde eles moram.
A prova deste domingo, 10, teve início às 13h30 e os candidatos terão até as 18h30 para responder as 45 perguntas de matemática e ciências da natureza.
Atrasos em outros estados
A candidata Ana Dinalva, de 49 anos, chegou 20 segundos atrasada para o local onde iria fazer a prova após pegar trânsito em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Ela deseja cursar história e essa é a segunda vez que presta o Enem. Dinalva comentou que estava tranquila e confiante no primeiro dia do exame – realizado no dia 8 de novembro.
Na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), uma candidata chegou após o fechamento dos portões e caiu no choro.
Já na Uece (Universidade Estadual do Ceará), em Fortaleza, uma mulher chegou três minutos depois do horário marcado e tentou entrar se misturando aos pais e acompanhantes de outros candidatos, mas foi impedida.