Groenlândia afirma que ‘não precisa’ de um navio-hospital dos EUA

No sábado, Trump anunciou o envio da embarcação para tratar inúmeros pacientes na ilha ártica

Uma mulher caminha pelo centro de Nuuk, na Groenlândia, em 19 de janeiro de 2026
Uma mulher caminha pelo centro de Nuuk, na Groenlândia, em 19 de janeiro de 2026 Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP

A Groenlândia “não precisa” de apoio na área da saúde, pois o atendimento médico é gratuito e universal, afirmaram as autoridades dinamarquesas neste domingo (22), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o envio de um navio-hospital para o território autônomo.

“A população da Groenlândia recebe o atendimento médico de que precisa. Recebe esse atendimento na Groenlândia e, se for necessário tratamento especializado, recebe na Dinamarca. Portanto, uma iniciativa especial de saúde na Groenlândia não é necessária”, declarou o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, ao canal de televisão dinamarquês DR.

+ Rei da Dinamarca visita Groenlândia para expressar seu apoio

No sábado, Trump anunciou o envio de um navio-hospital para a Groenlândia e afirmou que a embarcação trataria inúmeros pacientes na ilha ártica.

“Vamos enviar um grande navio-hospital para a Groenlândia para cuidar de muitos que estão doentes e não estão recebendo atendimento lá”, escreveu ele nas redes sociais. “Ele já está a caminho!”, acrescentou.

Trump tem reiteradamente declarado sua ambição de controlar a Groenlândia, um território dinamarquês que ele considera estrategicamente importante para os Estados Unidos.

Sem mencionar explicitamente a proposta dos EUA, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, expressou sua satisfação por viver em um país onde o acesso à saúde é gratuito e igual para todos, onde o seguro de saúde ou a riqueza não determinam se alguém recebe um tratamento digno.

“O mesmo acontece na Groenlândia”, escreveu ela no Facebook.

Assim como a Dinamarca, a ilha ártica tem acesso a atendimento médico gratuito e as autoridades locais administram seu sistema de saúde.

A Groenlândia possui um total de cinco hospitais regionais, e o de Nuuk, a capital, recebe pacientes de todo o território.

O governo da Groenlândia assinou um acordo com a Dinamarca no início de fevereiro para melhorar o atendimento a pacientes groenlandeses em hospitais dinamarqueses.