Uma moda que não é recente, mas tem feito sucesso no Brasil: os grillz, dentes de ouro, prata ou níquel cromo que adornam a boca de muitas celebridades. Nesta segunda-feira, 8, MC Daniel surgiu com a novidade nos dentes e chamou atenção de fãs. Além dele, famosos como Pabllo Vittar, Snoop DoggCleo Pires, João Guilherme e muitos outros já aderiram à moda.

Story de MC Daniel
Story de MC Daniel (Crédito:Reprodução/Instagram)

Mas será que essa tendência é saudável à arcada dentária? À IstoÉ Gente, o Dr. Rafael Ferrari, CEO da Clínica Elements Odonto, garante que, na maioria das vezes, os grillz não representam nenhum problema. No entanto, é necessário tomar cuidado à manutenção do acessório.

Como são colocados os grillz

Segundo Rafael, existem dois tipos de grillz: os móveis e os fixos. Semelhantes a placas de clareamento, os móveis são anatômicos e feitos a partir de um molde da arcada dentária do cliente.

O especialista explica que os moldes podem ser feitos de forma analógica, em gesso, ou de maneira digital. “Com uma máquina, a gente consegue fazer a cópia dos dentes e da mordida do paciente e colocar tudo isso num software. Depois, imprimimos o modelo da boca do cliente em resina”, conta.

Já os grillz fixos são feitos de forma similar às famosas lentes e facetas dentais: “Tem um desgaste mínimo nos dentes para fazer a adaptação da joia, para que não tenha infiltração. Depois de feito o desgaste, a gente faz a mesma coisa das móveis: a moldagem ou o escaneamento, para gerar o modelo de gesso. Com a joia confeccionada, ela é instalada na boca do paciente com cimento e fica totalmente adaptada e confortável”, continua ele.

E a Dra. Bruna Leite, especialista em Endondontia, complementa: “A colocação dos grillz é um procedimento simples, mas que deve ser realizada por um dentista garantindo que não ocorra qualquer problema na saúde bucal. Antes de colocar o grillz é necessário ser realizada uma avaliação clínica para avaliar se existe alguma doença periodontal ou cáries.”

Grillz podem trazer malefícios?

De acordo com o especialista, é seguro usar os grillz, desde que sejam adotados os protocolos recomendados por especialistas.

“Os grillz móveis podem, sim, causar alguns malefícios, principalmente se o cliente dormir, comer ou usar por tempo longo. Isso porque eles alteram a oclusão, a mordida. O cliente morde de outra maneira. E repousar os dentes de maneira diferente da original faz com que as articulações sejam forçadas”, explica Rafael.

Por isso, o dentista diz que a recomendação é que o cliente não ultrapasse quatro horas seguidas de uso da joia, além de não comer e não dormir com ela.

E Bruna completa: “Contraindicações são pacientes que não entendem que é apenas um acessório e utilizam de maneira contínua, falta de espaço e dentes com a saúde comprometida.”

As joias fixas, por sua vez, só trazem problemas caso o usuário não faça a higienização correta, com escovações após as refeições, falta de fio dental e de manutenções na clínica pelo menos uma vez ao ano — que consistem em uma limpeza geral e uma verificação de infiltração.