ROMA, 23 MAI (ANSA) – Uma greve ferroviária nacional convocada por sindicatos causou transtornos na manhã desta sexta-feira (23) em diversas cidades da Itália.
A paralisação no transporte foi organizada pelos sindicatos autônomos União Sindical de Base (USB) e o Geral de Base (SGB) que representam alguns funcionários da empresa pública Ferrovie dello Stato (FS), responsável pela administração do transporte ferroviário do país, e do grupo Italo.
A iniciativa, que terminará à meia-noite, tem como objetivo garantir uma renovação contratual que recupere o poder de compra e melhore as condições de trabalho.
Em Roma, a estação central Termini, por exemplo, registrou alguns cancelamentos, enquanto outros trens sofreram atrasos de até 90 minutos. Os efeitos colaterais incluíram o fechamento de algumas escolas tendo em vista que muitos funcionários não conseguiram chegar para trabalhar.
Já na Bologna Centrale já houve cerca de 10 trens cancelados, incluindo viagens regionais e de alta velocidade, além de alguns atrasos de até 35 minutos para partidas.
Na estação Santa Lúcia de Veneza, quase todos os trens regionais foram cancelados ou não partiram, exceto alguns trens Frecce e Eurocity, que relataram atrasos de até 20 minutos.
Dezenas de trens também foram cancelados na Estação Central de Nápoles, onde há grupos de viajantes esperando por notícias sobre soluções alternativas, principalmente por causa da partida de futebol desta tarde, entre Napoli e Cagliari, válida pela última rodada do Campeonato da Itália. (ANSA).