A janela de oportunidade para combater a mudança climática não permanecerá aberta por muito tempo, alertou a jovem ativista sueca Greta Thunberg nesta terça-feira no Parlamento Europeu.

“Os políticos europeus devem agir agora, já que não há muito tempo”, afirmou a adolescente de 16 anos falando à imprensa na sede parlamentar em Estrasburgo (nordeste da França).

“Ainda temos uma janela aberta durante a qual podemos agir, mas ela não ficará aberta por muito tempo, por isso devemos aproveitar essa oportunidade”, acrescentou.

Thunberg, que ainda não tem o direito de votar, considerou essencial votar nas eleições para o Parlamento Europeu de 23 a 26 de maio para “aproveitar essa oportunidade para influenciar” o debate sobre o tema.

“Quero falar em nome de pessoas como eu, que serão afetadas por esta crise e que não podem votar”, acrescentou a jovem, antes de falar ante a Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu.

Com as greves da escola chamadas “Sexta para o Futuro”, Thunberg inspirou um movimento global que começou com seu protesto solitário em agosto passado em frente ao Parlamento sueco.

Desde então, dezenas de milhares de estudantes da Europa, Austrália, Uganda, México e Estados Unidos fazem greves toda semana para exigir medidas ambientais das autoridades.

A ativista sueca convocou os jovens “para pressionar as pessoas no poder e as gerações mais velhas”.

“É uma ótima oportunidade para enviar uma mensagem e falar em nome de jovens que compartilham as mesmas preocupações que eu tenho sobre a crise climática”, acrescentou.