GIUSEPPE CACACE / AFP  Kennemann: diretoria gremista desmente interesse de clube italiano (Crédito:GIUSEPPE CACACE / AFP)

O Grêmio não está atrás de um jogador para ser contratado na vaga do volante Arthur, vendido para o Barcelona. Duda Kroeff, vice de futebol, deixa claro que o investimento será nos atletas que já estão no elenco, incluindo novos talentos vindos da base. “Tem gente merecendo jogar. Alguns que já estão no time como o Cícero e o Jaílson. O Kaio (23 anos) já vem nos profissionais desde o ano passado. O Matheus Henrique (21 anos) subiu nesta temporada. E o Victor Bobsin (18) está na equipe de transição”, listou o dirigente. O treinador já andou testando Ramiro na função de Arthur, segundo volante.

Os cinco nomes fazem parte da lista elaborada para a posição pelo técnico Renato Gaúcho com o departamento de futebol. “Arthur era diferenciado, mas eles podem substituir de um outro jeito de jogar”, disse Kroeff à Coluna do Boleiro. Até aqui, os gremistas viram apenas a saída do volante. Mas as sondagens e os boatos deixam os dirigentes espertos. Eles preveem a chegada de propostas e continuam avaliando nomes de reposição.

O primeiro boato pós-Copa do Mundo já foi desmentido. Segundo notícias publicadas na semana passada, o zagueiro Kannemann teria despertado o interesse da Atalanta. O clube italiano teria até oferecido algo em torno de R$ 22,5 milhões pelo jogador. “Mentira. Não recebemos proposta oficial pelo Kannemann. Só sondagem e nunca de clube italiano”, garantiu André Zanotta, executivo de futebol gremista.

Para Duda Kroeff, esta primeira agitação pode ter partido de empresários interessados em aquecer o negócio. Mas o dirigente diz que até agora o Grêmio não recebeu nenhuma oferta oficial por seus jogadores. Estrela como Luan (que chegou a recusar uma oferta de um clube da Ucrânia no primeiro semestre) ou atleta em ascensão como Everton ainda não foram procurados. “No caso do Evérton, achei que viria, mas ainda não veio nada”, afirmou o vice.

Enquanto o mercado europeu não aparece, o Grêmio assume uma postura diferente daquela adotada em 2017. A esta altura dos campeonatos, o técnico Renato Gaúcho já avisava que o time tinha uma prioridade: a conquista do título da Libertadores da América.

Agora, com o torneio sul-americano iniciando a fase de mata mata, a Copa do Brasil nas quartas de final e o Brasileiro reinicia na 13ª rodada, os gremistas ainda garantem que não decidiram qual será a prioridade. “Queremos um destes três torneios. Conforme as competições vão se encaminhando, vamos vendo. Não se resolve antes. Queremos o melhor nos três”, afirmou Kroeff.

Nesta quarta-feira, o Grêmio recebe o Atlético Mineiro na Arena em Porto Alegre. O time é o quinto colocado do Brasileiro, com 20 pontos ganhos. No dia 1º de agosto, o adversário será o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. E uma semana depois será a vez de viajar até La Plata, na Argentina, para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O adversário será o Estudiantes.

Para ser campeão da Copa do Brasil e garantir vaga na Libertadores de 2019, os gremistas terão seis jogos pela frente. Na Libertadores, este número de partidas sobe para dez. E ainda faltam 26 rodadas do Brasileiro. Daí, de cara, a ideia de que descansos e mudanças deverão ser feitos na competição nacional. “O Campeonato Brasileiro é onde dá para pouparmos um jogador ou outro que está desgastado”, disse Kroeff.