Depois de empatar com o Cruzeiro, líder geral da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem um outro “líder” pela frente: o Ituano. Em plena ascensão, os paulistas possuem a melhor campanha do returno. Nesta sexta-feira, às 19h, os times se enfrentam na arena do time gaúcho, em Porto Alegre (RS), pela 26ª rodada.
O Grêmio perdeu a chance de diminuir a diferença para o Cruzeiro ao empatar com os mineiros por 2 a 2, em casa, na rodada passada. Assim, chegou a 44 pontos, em terceiro lugar, contra 54 do rival. O Bahia, vice-líder, também tem 44. Mesmo assim, os gaúchos seguem em situação bem confortável no G-4, com sete pontos de vantagem para o quinto colocado, o Londrina.
O Ituano vem fazendo campanha sólida e quer ficar mais próximo do G-4. Após vencer o confronto paulista com o Novorizontino, por 1 a 0, em casa, chegou a 33 pontos, nove a menos do que o Vasco, quarto colocado, e oito a mais do que o Operário, 17º. Em bom momento, o Ituano tem 13 pontos e lidera a tabela do returno, à frente inclusive do Cruzeiro, que tem 12.
O técnico Roger Machado fez mistério nas últimas atividades, mas não deve promover muitas mudanças no time. Ele tem um retorno importante no setor defensivo, já que o experiente zagueiro Pedro Geromel retorna de suspensão. Com isso, Natã volta ao banco. Por outro lado, não conta mais uma vez com Ferreira, que sofreu nova lesão, dando lugar a Guilherme no ataque.
Roger Machado deixou claro que o Grêmio não desistiu do título, mas quer o time concentrado em um jogo por vez e não na diferença de pontos. “Se jogarmos para buscar diminuir a diferença, vamos conquistar o acesso. Não podemos levar a ansiedade de querer tirar a diferença de 10 pontos e atropelar os compromissos. A vantagem dá conforto para o Cruzeiro, mas o campeonato não está decidido, já vi muita coisa acontecer”, frisou.
Efetivado no cargo nesta semana, o técnico Carlos Pimentel tem dois retornos para escalar o Ituano. O zagueiro Bernardo Schappo, que volta de suspensão após o terceiro cartão amarelo, e o volante Jiménez, que foi expulso na derrota por 2 a 0 para o Bahia. Bernardo era titular e pode voltar na vaga de Carlão. Já Jiménez deve ser opção no banco. Pacheco e Neto Berola, lesionados, seguem fora.
Apesar de exaltar a qualidade adversária, Pimentel garantiu que o Ituano não mudará seu estilo de jogo. “Antes do Bahia, disse que se fosse jogar para empatar contra esse nível de adversário, fatalmente a gente ia perder. Isso vale para o Grêmio. Desta vez, temos uma semana cheia, mas vamos enfrentar um adversário que está três meses sem perder, um treinador qualificado, mas o Ituano tem a sua estrela guia. Não vamos abdicar da nossa forma de jogar e vamos competir”, garantiu.
LONDRINA QUER REAÇÃO – Há três jogos sem vencer, o Londrina se distanciou do G-4 e quer voltar a vencer para continuar sonhando com o acesso. Para isso, volta a campo também nesta sexta-feira, às 19h, quando visita o Brusque, no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).
Os paranaenses somam 35 pontos contra 28 dos catarinenses, que estão perto da zona de rebaixamento. Para o Brusque é imperativo vencer para não ficar perto dos clubes ameaçados.